Oi Entra com Pedido de Recuperação Judicial - Entenda o que isso quer dizer

terça-feira, junho 21, 2016
Olá a todos!!!

Uma semana após a OI anunciar a renuncia do seu presidente, o executivo Bayard De Paoli Gontijo, mais uma noticia deixa a comunidade, clientes e empresários preocupados com o destino da empresa. A OI entrou com um pedido de Recuperação Judicial esta semana (20) e anuncia plano de recuperação de uma dívida de cerca de R$65 Bilhões, o maior pedido do tipo já feito no país. 

Muitos leitores me enviaram e-mail perguntando o que isso significa na prática e quais os impactos que isso pode ter na vida do consumidor.

Nesse post faremos um resumo de fácil entendimento para que você possa compreender a situação da empresa.



  A SITUAÇÃO DA EMPRESA E DÍVIDA:A OI tem dívidas na casa dos bilhões com bancos nacionais, internacionais e também investidores estrangeiros. Já havia este ano tentado uma recuperação "Branca", onde trocaria a dívida com investidores estrangeiros por ações da própria empresa e negociaria o pagamento da dívida interna ao longo dos próximos 3 anos. Contudo os credores estrangeiros não aceitaram a negociação restando a empresa entrar na justiça para tentar aprovar um plano de reestruturação do grupo.

"Considerando os desafios decorrentes da situação econômico-financeira das empresas OI à luz do cronograma de vencimento das suas dívidas financeira, ameaça ao caixa das empresas OI representadas por evidentes penhoras ou bloqueios em processos judiciais, e tendo em vista a urgência na adoção de medidas de proteção das empresas OI, a companhia julgou que a apresentação do pedido de recuperação judicial seria a medida mais adequada no momento..." Informou a OI em nota segundo o site G1.

A OI é a maior empresa em telefonia fixa do país e quarta em telefonia móvel somando 70 milhões de clientes. Segundo a própria operadora "o total de créditos com pessoas não controladas pela OI listados nos documentos protocolados com o pedido de recuperação judicial soma, nessa data, aproximadamente R$65,4 bilhões".

O QUE É RECUPERAÇÃO JUDICIAL:

O Plano de Recuperação Judicial são uma séria de medidas que a empresa apresenta a justiça visando o ajuste de suas contas e dívidas. No plano a empresa sinaliza prazos de pagamentos, pedidos de desconto, bens que podem ser usados para abate da dívida e também previsão de caixa e cortes de custo.


O processo é dividido em fases:
  • Fase Postulatória: Quando a empresa apresenta na justiça o seu pedido de recuperação judicial. Nessa fase a empresa apresenta documentos referentes a empresa, sócios e balanços financeiros. A empresa tem 30 dias para apresentação de todos os documentos ou desistir do processo.
  • Fase Deliberativa: A justiça decide se aceita ou não o pedido da empresa. Apesar de não haver prazo para a justiça decidir sobre a questão este processo costuma durar até uma semana. Se a justiça não autorizar o pedido o processo é arquivado. Caso seja autorizado a empresa tem 60 dias pra apresentar o plano de recuperação e os investidores mais 30 dias para aceitar o plano. Podem haver negociações extras com os credores mas de uma forma geral se a empresa não apresentar no prazo um plano ou se a maioria dos credores não aceitarem o plano apresentado a justiça decreta a falência da empresa.
  • Fase de Execução: Os credores aceitam o plano e a empresa começa a executar. A empresa então permanecerá executando o plano de recuperação pelos próximos 2 anos. Podem haver mudanças no plano durante esse período mas ao final, se não tiver pago suas dívidas, a operadora tem decretada sua falência.
E PARA OS CONSUMIDORES:
O Governo avisa que todas a medidas necessárias para proteger o consumidor estão sendo tomadas através da ANATEL (Agência regulamentadora do serviço). Apesar disso o Governo não anunciou quais medidas são essas.


Nos resta agora aguardar os próximos meses e acompanhar a situação da operadora. A OI foi uma das grandes responsáveis pela popularização de linhas móveis no país e também na inclusão digital.

E você o que acha dos recentes acontecimentos? Conta pra gente através dos comentários ou do nosso Formulário de Contato.


Até a próxima pessoal. 

Fonte: http://goo.gl/2XyLBe 

Nenhum comentário:

Imagens de tema por Goldmund. Tecnologia do Blogger.